terça-feira, 16 de junho de 2009

Disputa por bons profissionais de TI

O profissional especializado na área de TI tornou-se um dos mais requisitados pelas empresas recrutadoras do RS. Existem vagas sobrando no estado, mas falta qualificação, segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br), que funciona como órgão executivo do Comitê Gestor de Internet no Brasil.
Na pesquisa, 79% apontam falta de qualificação específica, como principal empecilho para contratação, seguida pela falta de experiência no ramo, 69% e pretensões salariais altas com 58%. Cresceu também no cenário gaúcho a procura de profissionais de nível médio e de funcionários de domínio genérico em informática.
Segundo Edgar Serrano, diretor do Sindicato das Empresas de Informática do RS (Seprorgs), o desafio é promover a formação secundária para que os jovens tenham contato com o mercado desde cedo.
Segundo o estudo, a média de crescimento de postos de trabalho do setor varia de 25% a 30% ao ano. São 40 mil postos no RS, gerados por 12 mil empresas, a maioria no segmento de serviços de TI. Especialistas dizem que para qtuar neste mercado, é preciso fazer mais que o nível técnico e, dependendo, mais que o bacharelado.
O gargalo do setor seria encontrar profissionais que conheçam a tecnologia e saibam aplicá-la no negócio. Hoje precisa-se encontrar profissionais multiespecialistas que conheçam tanto de informática, quanto de processos de negócios, avalia Edgar Serrano.

Fonte: Correio do Povo, 14/06

Mais vagas nas empresas nacionais

De acordo com a Ricardo Xavier Recursos Humanos, em maio houve 1,5% de aumento nas vagas comparado com abril. As empresas nacionais continuam sendo as que mais contratam. No mês passado foram responsáveis por 81,5% das novas oportunidades. Já as multinacionais mantiveram-se estáveis a fevereiro, com 18% das contratações. As multinacionais foram mais atingidas pela crise que as nacionais.
Carreiras em alta
De acordo com a pesquisa de Ricardo xavier Recursos Humanos, as graduações mais solicitadas foram:
1. Engenharia
2. Administração
3. Ciências Contábeis
4. Economia
5. Propaganda, publicidade e marketing
6. Direito
7. Psicologia
8. Tecnologia da informação
9. Análise de sistemas
10. Cmércio Exterior
O levantamento abrange as seguintes localidades: São Paulo(capital e grande São Paulo), Campinas (e interior de SP), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio grande do Sul, Bahia.
As que mais abriram vagas foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Fonte: ZH de 14 de junho 2009